Projeto Descobrindo a Orquestra

Produção às Avessas

Sinopse do Projeto

“O fazer artístico compreende também uma ação coletiva. ” Baseado neste pensamento surgiu o projeto Descobrindo a Orquestra – produção às avessas. A partir de uma pesquisa aleatória, com internautas, durante dois meses, foram cadastradas as dúvidas mais frequentes sobre a formação de uma Orquestra Sinfônica e/ou Filarmônica. Estas dúvidas, que escreveram o roteiro desde vídeo, são interpretadas por uma plateia de convidados e decifradas pelo especialista Maestro Reginaldo Nascimento. O método de produção e execução foi adaptado e desenvolvido para atender o momento de isolamento social necessário em período pandêmicos, no caso a Covid-19, causada pelo vírus designado como SARS-CoV-2.

Lei Aldir Blanc

A Lei 1.075/2020, já consagrada com o título de Lei Aldir Blanc, foi sancionado pela Presidência da República em junho de 2020. De autoria da deputada federal Benedita da Silva e de outros 23 parlamentares, com relatoria da também deputada Jandira Feghali, a medida destinou R$ 3 bilhões para o setor cultural durante a quarentena imposta pelo coronavírus, para aplicações em ações emergenciais, em apoio aos trabalhadores da cultura. O nome da lei é uma homenagem ao compositor Aldir Blanc (1946-2020), morto dia 4 de maio vítima de complicações da Covid-19.

Lei Aldir Blanc – Resolução 01/2021 – Secretaria da Cultura e de Turismo de Ribeirão Preto Decreto Municipal nº 254, de 09 de outubro de 2020 - Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc - Decreto Legislativo Federal nº 6, de 20 de março de 2020 - Decreto Municipal nº 076, de 23 de março de 2020 no município de Ribeirão Preto.

Selo Lei Aldir Blanc

Vídeo Projeto

Complemento do Vídeo

Instrumentos de Orquestra e seus naipes

Orquestra - canção “Nesta Rua”, recolhida por Villa Lobos

OSRP – H. Tavares “Concerto para Piano e Orquestra” - pianista Juliana D'Agostini – Regente Reginaldo Nascimento

Quem produz

Empresa Arte Facto Serviços Ltda., existente desde 30 de abril de 1999, teve seu nome reformulado, em 6 de outubro de 2009, para Quartim de Moraes & CIA Ltda., presta serviço de produção artística e cultural para si e para terceiros. Empresa especializada em planejamento, elaboração, gestão de projetos e prestação de contas, é administrada por Mariangela Quartim de Moraes.

Visitar Site

Ficha Técnica

Titular da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

Maestro Reginaldo Nascimento

Maestro titular da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Iniciou estudos musicais na Congregação Cristã no Brasil. Estudou na Universidade Livre de Música (São Paulo). Teve aulas com Nadilson Gama, Elina Suris e Claudio Cruz. É formado em Música (USP). Como solista e camerista apresentou-se junto à Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara do SESC Vila Nova, Orquestra Municipal de Barretos, Orquestra do Festival de Prados e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Realizou recitais nos EUA (2015, 2016), participou de masterclasses na Polônia (maestro Jonathan Brett) e Hungria (maestrina Ilóna Meskó). Venceu o segundo prêmio da 2nd Conducting Competition (Hungria, 2012). É comendador da Ordem do Mérito Carlos Gomes, pela Associação Brasileira de Arte e Cultura. Atuou como regente convidado à frente da Radomska Orkiestra Kameralna (Polônia), MÁV Symphony Orchestra (Hungria), Murmansk Philharmonic Orchestra (Rússia), Sonoma County Philharmonic (EUA), Louisiana Chamber Orchestra e Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Foi diretor artístico e maestro titular da Orquestra de Câmara do Conservatório Carlos Gomes, Orquestra Filarmônica Jovem de Ribeirão Preto e da Camerata Jovem Beethoven. Participou como regente assistente do Festival de Inverno de Campos do Jordão (2011) e como regente da Orquestra de Câmara do Festival de Música de Curitiba (2015 e 2016). Atuou como regente do Festival Fiato ao Brasile, edições em Ribeirão Preto e Faenza, Itália (2017 e 2018). É Cidadão Ribeirão-pretano – título concedido pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto

Plateia

Atores com e sem fala


Beto Quartim
Jorge Nascimento
Julia Quartim
Leda Yara Mello de Moraes
Magali Martins Trandafilov
Marcia Rosseto
Maria Helena Villares Kowarick Spiritus
Mariangela Quartim
Marilena Heredia
Marilia Heredia Seixas
Marisa Heredia
Paulo Eduardo Parahyba Quartim de Moraes
Rubens Heredia

Paulo Quartim

Mariangela Quartim

Rubens Heredia

Beto Quartim, Rubens Heredia e Vinícius Martins

Beto Quartim

Arquiteto

Rubens Heredia

Designer

Vinicius Martins

Designer

Ana Favaretto e Márcio Coelho

Márcio Coelho e Ana Favaretto são autores da coleção Batuque Batuta – música na escola, Ed. Saraiva, a primeira coleção de livros didáticos de música do Brasil para alunos do ensino fundamental. Também são autores dos seguintes livros da Coleção Desvendando, FORMATO (selo da Ed. Saraiva): Desvendando a Bateria da Escola de Samba; Desvendando o Regional de Choro; Desvendando o Grupo de Maracatu; Desvendando a Banda de Rock e Desvendando a Orquestra de Frevo. Tais coleções já venderam mais de 500.000 livros. Márcio e Ana também são criadores de conteúdo de música e artes para as editoras Saraiva, Formato, Abril, SOMOS e FTD, além de serem proprietários da É Tudo Cena Dela Produções Artística e de Áudio, empresa por meio da qual criam conteúdos didáticos em áudio e vídeo para Assessorias pedagógicas de São Paulo e do Nordeste. Atuam no âmbito pedagógico há 30 anos, com larga experiência como capacitadores de professores de todo o Brasil. O Canal Márcio Coelho e Ana Favaretto, do YouTube, tem trinta mil inscritos e mais de vinte milhões de acessos.

Mariangela Quartim

Bióloga, pedagoga e MBA em Administração, desde 1987 atua na área cultural, especializando-se em elaboração e planejamento de projetos.
Foi Integrante dos Conselho Municipal de Cultura; de Ações Afirmativas para a Igualdade Racial; do COMPPAC – Conselho de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural.
Foi Curadora suplente da Fundação D. Pedro II, mantenedora do Theatro Pedro II.
Entre 1995 e 2016 Gerente Administrativa e Produtora Executiva da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, sob as Direções Artísticas de Roberto Minczuk, Norton Morozowicz e Cláudio Cruz, Mateus Araújo, Alex Klein e Parcival Módolo. Foi responsável pela elaboração e implantação dos projetos didáticos e produtora executiva de espetáculos com Caio Pagano, Arthur Moreira Lima, Fernando Lopes, Jean Louis Steuerman, Gilberto Tinetti, Arthur Thompson, Roberta Laws, Karen Willians, Coro Estável do Teatro Colón, Coral Sinfônico do Estado de São Paulo, Francesco Paolo Panni, Giuseppe Costanzo, Antônio Lotti, Isac Karabtchevsky, Rosana Lamosa, Fernando Portari, Cláudia Riccitelli, Cláudio Cruz entre outros renomados artistas do cenário da música erudita e popular, perfazendo um total superior a cento e cinqüenta espetáculos.
1998- Produção Executiva local do 34º Festival de Música Nova – realização Instituto Itaú Cultural.
2000-Produção Executiva – Ópera “Cavalleria”, Theatro Pedro II, sob a direção Musical do Maestro Túlio Colacioppo.
2006 “9º Sinfonia de Beethoven e Coral Sinfônico”: Produtora, Direção Musical Cláudio Cruz, Coral Sinfônico sob-regência de Claudinei Oliveira
2007-Produtora Executiva da montagem da ópera “Rigoletto” de Verdi, Theatro Pedro II, sob Direção de Cena de Fernando Portari e Direção Artística de Cláudio Cruz.
2011-Diretora de Produção da montagem Ópera “La Bohème” de Puccini, Theatro Pedro II em Ribeirão Preto, sob direção de cena de Caetano Villela e Direção Artística de Cláudio Cruz.
2011-Produção do espetáculo Saudações ao Japão com estréia da USP - Filarmônica, no Theatro Pedro II – Ribeirão Preto
2011-Produção do show “Rock in Concert” com Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Edinho Santa Cruz e Banda, no Parque Luis Carlos Raya – Ribeirão Preto.
2012 “Beethoven para Pensar” Theatro Pedro II- Ribeirão Preto SP: Produtora e realizadora, Direção de Cena Jair Correa, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto sob regência de Reginaldo Nascimento
2013 “Opera de Todos os Tempos” Theatro Pedro II Ribeirão Preto SP: Produtora, sob Direção de Cena de Caetano Vilela, Direção Musical de Cláudio Cruz e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto SP
2013“Dois Pianos Orquestra e Percussão” Theatro Pedro II, Ribeirão Preto SP: Produtora, pianistas Paulo Álvares e Caio Pagano, percussão Ricardo Bologna e Richard Fraser
2002/2004-Secretaria de Estado da Cultura - SP – Oficina Cândido Portinari – Analista de projetos.
1995/1997-Diretora do Teatro Municipal e de Arena de Ribeirão Preto.
1997/2000-Secretária Municipal Adjunta de Cultura de Ribeirão Preto e Secretária da Cultura Interina.
2006/2008 e 2017-Diretora de Atividades Culturais da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto.
2009/2011- Superintendente da Fundação Feira do Livro de Ribeirão Preto.
2009/20016-Parecerista do Ministério da Cultura.
2017-Superintendente da Fundação Instituto do Livro.
2010/2018-Diretora Secretária do Centro Cultural Luiz Gaetani – entidade sem fins lucrativos.
2018 – Produtora Executiva da montagem da ópera “Dom Giovanni” de Mozart, Theatro Pedro II, sob Direção de Cena de Mauro Wrona e Direção Artística de Cláudio Cruz.
2019 – Produção Executiva do Show “Tiro Onda Com o Som” – Márcio Coelho e Ana Favaretto – música popular infantil - Theatro Pedro II- RP/SP.
2019. “Ballet Maslow & Incôscio” Theatro Pedro II Ribeirão Preto SP, Grupo Arte & Passo Belo Horizonte MG: Produção Executiva
2020 - Responsável Técnica do projeto Proac/ICMS 25709 – Theatro Pedro II – Valorizando o Patrimônio Cultura – Modulo I

Site

Pixel Create

A Pixel Create nasceu, em 2019, da paixão de 3 mulheres por tecnologia e empreendedorismo e do desejo de tornar mais competitiva e atrativa as pequenas e médias empresas, através de funcionalidades Web voltadas para visibilidade, organização e gestão , utilizando interfaces de fácil entendimento aos usuários. Tem como desejo, realizar sonhos de empreendedores que desejam tornar o mundo melhor e sustentável através do desenvolvimento de funcionalidades tecnológicas, sendo referência em criatividade, atendimento e inovação.

Agradecimentos

Dedicamos esta produção a Carolina Fernandes Heredia, que aos 97 anos reage à triste pandemia com esperança na ciência. E a meu marido, Paulo Eduardo Quartim de Moraes, que neste exato momento está internado no hospital, se recuperando dos efeitos causados pelo SARS-CoV-2.

Cartaz de divulgação descobrindo a orquestra

Contato

Regua de Logos da Lei Aldir Blanc